.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
ABELHAS E VESPAS
Existem mais de 20 mil espécies de abelhas e muitas delas não possuem ferrão como a Jataí e Arapuá. Abelhas sem ferrão devem ser preservadas conforme Lei de Proteção Ambiental. As Abelhas africanizadas e Vespas são animais peçonhentos que ferroam para se defender. As ferroadas podem causar reações alérgicas cujas gravidade depende da sensibilidade do indivíduo, do local e da quantidade das mesmas.
![]() | ![]() |
ENXAME MIGRATÓRIO
Os enxames migratórios são grupos viajantes de abelhas ou vespas que ocorre com maior frequência no período da primavera e verão. É muito comum um enxame migratório, principalmente de abelhas africanizadas, repousarem em arbustos, beirais de telhado, lixeiras, entre outros locais, por um período de até 48 horas antes seguirem viajarem e se fixarem em ambiente favorável. Os enxames migratórios não costumam ter comportamento defensivo, porém ao se sentirem ameaçadas podem ferroar.
![]() |
ENXAME FIXO
Os enxames fixos instalam seus ninhos (colmeias ou vespeiros) em beirais de telhado, forro de edificações, vãos de paredes e/ou muros, objetos abandonados (móvel velho, ferro velho, caixotes) nos imóveis, ocos de árvores, caixas de inspeção, entre outros. Um enxame fixo tende a defender o seu território quando importunado, podendo ferroar pessoas e/ou animais num raio de até 300 m². Portanto, toda criação de abelhas africanizadas deve respeitar a distância mínima de 300 metros de residências, locais com circulação de pessoas e criação de animais.
![]() |
ABELHAS OU VESPAS POLINIZANDO
É natural que estes insetos polinizadores visitem as plantas nos imóveis ou que compõem a arborização urbana. Eles também podem visitar as residências ou outros locais com manipulação de alimentos e/ou bebidas doces. Abelhas ou vespas polinizando não têm um território para defender, portanto somente irão ferroar se forem comprimidas ou molestadas.
![]() |
COMO EVITAR ACIDENTES
Ao se deparar com um enxame de abelhas e vespas, mantenha a calma e entre em contato com os órgãos responsáveis para avaliação e providências. Evite barulho, movimentos bruscos, som alto e uso de equipamentos que propaguem barulho (roçadeiras, tratores, entre outros) próximo aos enxames. Em hipótese alguma jogue água ou veneno nele! Para evitar riscos de acidentes envolvendo seres humanos e animais, o manejo de abelhas e vespas só deverá ser feito por pessoas capacitadas tecnicamente.
![]() | ![]() |
O QUE FAZER EM CASO DE ABELHAS E/OU VESPAS DEFENDENDO SEU TERRITÓRIO
As abelhas africanizadas quando sentem uma aproximação não desejada dão sinais de que estão incomodadas, o principal deles é esbarrar várias vezes contra aquele que invade o seu território. Trata-se de uma tentativa de defesa prévia antes de utilizar o seu ferrão, portanto se isso acontecer ou se elas já estiverem picando saia o mais rápido possível para longe do local, protegendo principalmente a região da cabeça e pescoço. Nestas situações, é importante não manter animais confinados para que os mesmos possam empreender fuga da área de risco. Quando possível se abrigue em local fechado e seguro. No caso de pessoas e/ou animais vitimados, acione o Corpo de Bombeiros.
![]() |
ABELHAS SEM FERRÃO
Existem abelhas, como a Jatai e a Arapuá, que não apresentam risco a saúde pública.
ATENDIMENTO DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Telefone:
(14) 3811-1609
Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta-feira das 07h às 17h
- Após este horário, finais de semana e feriados, o plantão da VAS será acionado através do 153 da Guarda Civil Municipal
Os enxames de abelhas africanizadas capturados pela VAS são encaminhados para o Setor de Apicultura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP-BOTUCATU. Os ninhos de vespas são soltos em mata. Os enxames e ninhos em locais de difícil acesso são encaminhados para o Corpo de Bombeiros.
![]() |