Gestores da Educação participam de formação sobre alfabetização responsável
Educação - Segunda-feira, 10 de Junho de 2024

Na última sexta-feira, 06, Botucatu em parceria com o SESI-SP participou da primeira formação do PAR, Programa Alfabetização Responsável, que tem como objetivo proporcionar formação continuada aos gestores da rede pública de educação, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, assim como nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Este programa destaca a importância de garantir que o processo de alfabetização ocorra na idade apropriada, e busca engajar os dirigentes municipais nesse propósito. Para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, as formações continuadas visam o aprimoramento por meio de experiências pedagógicas lédicas e intencionais, utilizando situações reais de uso social da língua, como rodas de conversa, leitura de histórias, considerando as características individuais de cada criança para um desenvolvimento integral e significativo. Já as formações continuadas para os coordenadores pedagógicos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental têm como objetivo promover reflexões para potencializar as boas práticas existentes, estimulando uma postura pesquisadora e explorando estratégias e abordagens que reconheçam a importância da oralidade, leitura, escrita e linguagem matemática durante a alfabetização. Para os gestores, diretores e coordenadores pedagógicos, as formações incluem práticas de liderança e conhecimento técnico dos processos, visando fornecer subsédios para analisar indicadores de qualidade, monitorar o processo de ensino e aprendizagem, e criar um ambiente alfabetizador tendo a oportunidade de refletir sobre metas e planos de ação para alcançar os objetivos das escolas e redes de ensino. As formações possuem carga horária de 30h, sendo 16h presenciais e 14h remotas. ;Na Última sexta-feira, 06, Botucatu em parceria com o SESI-SP participou da primeira formação do PAR, Programa Alfabetização ResponsÁvel, que tem como objetivo proporcionar formação continuada aos gestores da rede pÚblica de educação, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, assim como nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Este programa destaca a importÂncia de garantir que o processo de alfabetização ocorra na idade apropriada, e busca engajar os dirigentes municipais nesse propÓsito. Para os coordenadores pedagÓgicos da Educação Infantil, as formações continuadas visam o aprimoramento por meio de experiências pedagÓgicas lÚdicas e intencionais, utilizando situações reais de uso social da lÍngua, como rodas de conversa, leitura de histórias, considerando as caracterÍsticas individuais de cada criança para um desenvolvimento integral e significativo. JÁ as formações continuadas para os coordenadores pedagÓgicos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental têm como objetivo promover reflexões para potencializar as boas práticas existentes, estimulando uma postura pesquisadora e explorando estratégias e abordagens que reconheçam a importÂncia da oralidade, leitura, escrita e linguagem matemÁtica durante a alfabetização. Para os gestores, diretores e coordenadores pedagÓgicos, as formações incluem práticas de liderança e conhecimento técnico dos processos, visando fornecer subsÍdios para analisar indicadores de qualidade, monitorar o processo de ensino e aprendizagem, e criar um ambiente alfabetizador tendo a oportunidade de refletir sobre metas e planos de ação para alcançar os objetivos das escolas e redes de ensino. As formações possuem carga horária de 30h, sendo 16h presenciais e 14h remotas.;2024-06-10 09:18:06;2024-06-10 09:18:06;Cinthia Cristina de Souza;Cinthia Cristina de Souza;246;246;0000-00-00 00:00:00;0000-00-00 00:00:00S;S