Replanejamento Pedagógico da Rede Municipal de Ensino reúne cerca de 900 educadores
Assistência Social - Terça-feira, 25 de Julho de 2023

As aulas na Rede Municipal de Ensino de Botucatu voltam nesta quinta-feira, 27, para cerca de 15 mil alunos e na busca constante para promover a melhoria do ensino, os educadores participaram de uma preparação muito especial.Nos dias 24 e 25, cerca de 900 profissionais da educação das 74 escolas da rede e conveniadas, entre professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, especialistas, equipe psicossocial e de apoio, se reuniram para discutir e elaborar o Planejamento Pedagógico para o segundo semestre de 2023.Nestes dois dias de preparação, os educadores participaram de atividades diversas de acordo com o segmento, como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois próximos bimestres.Na Educação Infantil, os trabalhos foram desenvolvidos através dos temas Mísica e Ritmo e Psicomotricidade. Os principais objetivos foram compreender a importância do trabalho com música e ritmos na educação infantil e apropriar-se de estratégias para inseri-los na rotina escolar. Da mesma forma, na psicomotricidade, conhecer novas possibilidades para planejamento de atividades psicomotoras.Já no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, os trabalhos com os profissionais da educação foram direcionados através de oficinas explorando o conceito de metodologias ativas e o uso de tecnologias. Durante as oficinas os professores passaram por estações (metodologias da rotação por estações) que apresentaram problemas direcionadores explorando metodologias ativas. O replanejamento da Educação Especial foi realizado no dia 24, na Faculdade Galileu (Shopping Botucatu) com a participação dos professores da EMEE Prof. Nair Peres Sartori, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os técnicos do NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado). O tema abordado foi "Manejo comportamental no contexto escolar/educacional", ministrado pelos psicólogos da instituição, com o objetivo em abordar sobre a prevenção do manejo comportamental dos alunos elegíveis para a educação especial, promovendo uma inclusão de maior sucesso e criar um ambiente de igualdade com possibilidades e oportunidades para que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade, considerando as particularidades de cada individuo.De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Claudia Gabriel, os planejamentos são organizados pelos coordenadores de área e supervisores escolares. ?Estas reuniões são muito importantes para verificar as necessidades, indicar as prioridades bísicas e determinar os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação, como também estimular a cooperação entre professores e gestores das escolas?.?Destacamos a relevante participação de professores e coordenadores das escolas da Rede Municipal e conveniadas na oferta de oficinas e formação dos profissionais de educação?, concluiu Claudia Gabriel. ;As aulas na Rede Municipal de Ensino de Botucatu voltam nesta quinta-feira, 27, para cerca de 15 mil alunos e na busca constante para promover a melhoria do ensino, os educadores participaram de uma preparação muito especial.Nos dias 24 e 25, cerca de 900 profissionais da educação das 74 escolas da rede e conveniadas, entre professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, especialistas, equipe psicossocial e de apoio, se reuniram para discutir e elaborar o Planejamento PedagÓgico para o segundo semestre de 2023.Nestes dois dias de preparação, os educadores participaram de atividades diversas de acordo com o segmento, como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois prÓximos bimestres.Na Educação Infantil, os trabalhos foram desenvolvidos através dos temas MÚsica e Ritmo e Psicomotricidade. Os principais objetivos foram compreender a importÂncia do trabalho com música e ritmos na educação infantil e apropriar-se de estratégias para inseri-los na rotina escolar. Da mesma forma, na psicomotricidade, conhecer novas possibilidades para planejamento de atividades psicomotoras.JÁ no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, os trabalhos com os profissionais da educação foram direcionados através de oficinas explorando o conceito de metodologias ativas e o uso de tecnologias. Durante as oficinas os professores passaram por estações (metodologias da rotação por estações) que apresentaram problemas direcionadores explorando metodologias ativas. O replanejamento da Educação Especial foi realizado no dia 24, na Faculdade Galileu (Shopping Botucatu) com a participação dos professores da EMEE Profª. Nair Peres Sartori, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os técnicos do NAPE (NÚcleo de Atendimento PedagÓgico Especializado). O tema abordado foi "Manejo comportamental no contexto escolar/educacional", ministrado pelos psicÓlogos da instituição, com o objetivo em abordar sobre a prevenção do manejo comportamental dos alunos elegÍveis para a educação especial, promovendo uma inclusão de maior sucesso e criar um ambiente de igualdade com possibilidades e oportunidades para que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade, considerando as particularidades de cada individuo.De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Claudia Gabriel, os planejamentos são organizados pelos coordenadores de área e supervisores escolares. ”Estas reuniões são muito importantes para verificar as necessidades, indicar as prioridades bÁsicas e determinar os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação, como também estimular a cooperação entre professores e gestores das escolas”.“Destacamos a relevante participação de professores e coordenadores das escolas da Rede Municipal e conveniadas na oferta de oficinas e formação dos profissionais de educação”, concluiu Claudia Gabriel. ;0;0;2023-07-25 15:23:57;2023-07-25 15:23:57;Silvia Helena Culiche Gaggini;Silvia Helena Culiche Gaggini;650;650;2023-07-25 00:00:00;2023-07-25 00:00:00;Os educadores participaram de atividades diversas de acordo com o segmento. ;Os educadores participaram de atividades diversas de acordo com o segmento.