Planejamento Pedagógico marca o início das aulas na Rede Municipal de Ensino

Educação - Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023


Planejamento Pedagógico marca o início das aulas na Rede Municipal de Ensino
As aulas na Rede Municipal de Ensino de Botucatu iniciaram nesta segunda-feira, 06 de fevereiro, para cerca de 15 mil alunos. Na busca constante para promover a melhoria do ensino, os professores, educadores e atendentes de creche participaram de um planejamento muito especial.No período de 01º a 03 de fevereiro, cerca de 900 profissionais da educação das 69 escolas da rede municipal e conveniadas, entre professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação Especial, Atendentes de Creche, Monitoras, Berçaristas e Gestores se reuniram para discutir e elaborar o Planejamento Pedagógico para o primeiro semestre de 2023.Nos três dias de preparação os profissionais participaram de atividades diversas de acordo com o segmento, como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois próximos bimestres.A Educação Infantil promoveu três momentos distintos sendo dois diretamente com professores e educadores e um para atendentes de creche. Durante o planejamento, conteúdos como História da Educação Infantil no Brasil, Concepção de Criança e Infência, Concepção de Ensino e Aprendizagem foram abordados, entre outros temas.Já a Educação Especial, no dia 01 de fevereiro, promoveu momentos personalizados com professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e com professores da Escola Municipal de Educação Especial Profº Nair Peres Sartori. Nos outros dias, professores, cuidadores e demais servidores/colaboradores participaram de estudos acerca de documentos norteadores para a educação especial. O Ensino Fundamental Anos Iniciais promoveu um encontro com os professores, orientando-os em relação ao Curréculo Paulista, materiais didáticos adotados pela rede e foram realizadas oficinas didáticas. Nos outros dois dias o Planejamento continuou nas unidades escolares com enfoque nas habilidades que deverão ser trabalhadas durante o ano letivo para o pleno desenvolvimento dos educandos. O Planejamento do Ensino Fundamental Anos Finais ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro compreendido em uma reuniço dos professores da rede, n uma unidade escolar, onde agrupados por área de conhecimento iniciaram os estudos para a construção do Plano Escolar alinhando as habilidades ao currículo sendo mediados por professores. No segundo momento o trabalho teve continuidade nas escolas sob condução dos coordenadores pedagógicos com a intenção de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.Professores de Educação Física se reuniram n uma unidade escolar onde discutiram as habilidades a serem abordadas durante o ano letivo. Após foram proporcionadas duas vivências práticas ressaltando as habilidades de dança e inclusão. Nos demais dias sob orientação dos coordenadores pedagógicos realizaram estudos nas unidades onde ministram aulas.De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Profa. Cláudia Gabriel, os planejamentos foram organizados pelos Coordenadores de áreas, Supervisores Escolares, Orientadores Pedagógicos, Diretores e Coordenadores Pedagógicos.?O momento do planejamento é imprescindível para assegurar que todo o trabalho realizado na rede tenha intencionalidade pedagógica de maneira que seja possível aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem com foco n uma educação municipal de qualidade que zele pelo desenvolvimento do aluno e pelo acompanhamento das aprendizagens?, concluiu.;As aulas na Rede Municipal de Ensino de Botucatu iniciaram nesta segunda-feira, 06 de fevereiro, para cerca de 15 mil alunos. Na busca constante para promover a melhoria do ensino, os professores, educadores e atendentes de creche participaram de um planejamento muito especial.No perÍodo de 01º a 03 de fevereiro, cerca de 900 profissionais da educação das 69 escolas da rede municipal e conveniadas, entre professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação Especial, Atendentes de Creche, Monitoras, Berçaristas e Gestores se reuniram para discutir e elaborar o Planejamento PedagÓgico para o primeiro semestre de 2023.Nos três dias de preparação os profissionais participaram de atividades diversas de acordo com o segmento, como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois prÓximos bimestres.A Educação Infantil promoveu três momentos distintos sendo dois diretamente com professores e educadores e um para atendentes de creche. Durante o planejamento, conteÚdos como História da Educação Infantil no Brasil, Concepção de Criança e InfÂncia, Concepção de Ensino e Aprendizagem foram abordados, entre outros temas.JÁ a Educação Especial, no dia 01 de fevereiro, promoveu momentos personalizados com professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e com professores da Escola Municipal de Educação Especial Profª Nair Peres Sartori. Nos outros dias, professores, cuidadores e demais servidores/colaboradores participaram de estudos acerca de documentos norteadores para a educação especial. O Ensino Fundamental Anos Iniciais promoveu um encontro com os professores, orientando-os em relação ao CurrÍculo Paulista, materiais didÁticos adotados pela rede e foram realizadas oficinas didÁticas. Nos outros dois dias o Planejamento continuou nas unidades escolares com enfoque nas habilidades que deverão ser trabalhadas durante o ano letivo para o pleno desenvolvimento dos educandos. O Planejamento do Ensino Fundamental Anos Finais ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro compreendido em uma reunião dos professores da rede, n uma unidade escolar, onde agrupados por área de conhecimento iniciaram os estudos para a construção do Plano Escolar alinhando as habilidades ao currÍculo sendo mediados por professores. No segundo momento o trabalho teve continuidade nas escolas sob condução dos coordenadores pedagÓgicos com a intenção de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.Professores de Educação FÍsica se reuniram n uma unidade escolar onde discutiram as habilidades a serem abordadas durante o ano letivo. Após foram proporcionadas duas vivências práticas ressaltando as habilidades de dança e inclusão. Nos demais dias sob orientação dos coordenadores pedagÓgicos realizaram estudos nas unidades onde ministram aulas.De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Profa. ClÁudia Gabriel, os planejamentos foram organizados pelos Coordenadores de áreas, Supervisores Escolares, Orientadores PedagÓgicos, Diretores e Coordenadores PedagÓgicos.”O momento do planejamento É imprescindÍvel para assegurar que todo o trabalho realizado na rede tenha intencionalidade pedagÓgica de maneira que seja possÍvel aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem com foco n uma educação municipal de qualidade que zele pelo desenvolvimento do aluno e pelo acompanhamento das aprendizagens”, concluiu.;0;0;2023-02-10 09:48:44;2023-02-10 09:48:44;Silvia Helena Culiche Gaggini;Silvia Helena Culiche Gaggini;1496;1496;2023-03-07 00:00:00;2023-03-07 00:00:00;Nos três dias de preparação os profissionais participaram de atividades diversas de acordo com o segmento como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois próximos bimestres.;Nos três dias de preparação os profissionais participaram de atividades diversas de acordo com o segmento como oficinas, palestras e elaboração dos planos de ensino para os dois prÓximos bimestres.

Prefeitura Municipal


Botucatu